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Dificuldades com o voto de não matar

Em algumas circunstâncias, é difícil não matar. Como conseguir manter o primeiro preceito em situações limite?

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Curve-se diante de minha natureza de buda, humano

mp3 do podcast.

Por que budista não mata barata? (texto de Padma Dorje em Buda Virtual).

Budismo e vegetarianismo (vídeo do Canal Tendrel).

Os efeitos prejudiciais do tabaco (texto de Dudjom Rinpoche com tradução de Padma Dorje em tzal.org).

Por que plantas não renascem? (vídeo do Canal Tendrel).

O que é natural para o budismo? (vídeo do Canal Tendrel).




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Carma, quando a gente sofre, tem causa. A causa é que prejudicamos os outros no passado.tzal.org

Todo sofrimento tem causa

Carma, quando a gente sofre, tem causa. A causa é que prejudicamos os outros no passado.
A interdependência, se reconhecida em sua verdadeira natureza, é a própria expressão do darma no mundo, ou ao menos a tomada das rédeas perante as verdadeiras causas da felicidade e do sofrimento -- isto é, podemos encontrar a felicidade porque conhecemos sua causa verdadeira, a saber, a prática da virtude. Porém, quando não reconhecida, ela é a fonte da experiência que chamamos de “samsara”. Resposta a inquietações causadas pelo vídeo anterior, “Vacuidade e interdependência”.tzal.org

Definitivo, relativo e interdependência

A interdependência, se reconhecida em sua verdadeira natureza, é a própria expressão do darma no mundo, ou ao menos a tomada das rédeas perante as verdadeiras causas da felicidade e do sofrimento -- isto é, podemos encontrar a felicidade porque conhecemos sua causa verdadeira, a saber, a prática da virtude. Porém, quando não reconhecida, ela é a fonte da experiência que chamamos de “samsara”. Resposta a inquietações causadas pelo vídeo anterior, “Vacuidade e interdependência”.
Qual a diferença, e porque quanto mais sabedoria, menos preocupação com moralidade, principalmente a alheia?tzal.org

Moralismo e moralidade

Qual a diferença, e porque quanto mais sabedoria, menos preocupação com moralidade, principalmente a alheia?
Qualquer ser – até mesmo uma barata – pode ser fonte de infinita alegria e mesmo de grande sabedoria, caso estejamos dispostos a encarar a realidade, abandonemos crenças arraigadas absurdas, e nos acostumemos com a receptividade natural da mente.Buda Virtual

Por que budista não mata barata?

Qualquer ser – até mesmo uma barata – pode ser fonte de infinita alegria e mesmo de grande sabedoria, caso estejamos dispostos a encarar a realidade, abandonemos crenças arraigadas absurdas, e nos acostumemos com a receptividade natural da mente.



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